Queda de cabelo

Oi gente, queda de cabelo, esse assunto até dá medo, né? Mas é necessário falar sobre isso…

Abaixo uma matéria muito boa, espero que te ajude. Além de falar um pouco sobre a queda, há explicações, de por quê ocorre, como evitar, e como parar, também tem uma breve explicação sobre henê e a queda.

Espero que gostem, boa leitura.

Porque não continua lendo?

Os cabelos são constituídos de uma proteína chamada queratina. São produzidos pelo próprio corpo e seguem um ciclo de crescimento, repouso e queda. A queda dos cabelos é um processo natural de reposição de fios. Um indivíduo normal e saudável perde por dia cerca de 100 a 150 fios. Cada fio de cabelo cresce no couro cabeludo e mantém seu processo de crescimento entre dois a quatro meses. Depois o crescimento para por mais dois a quatro meses. Logo após essa fase, o cabelo cai e outro fio começa a crescer em seu lugar.

Esse processo é comum para qualquer pessoa, por isso é bom lembrar que nesse caso a queda não representa nenhum problema, fazendo parte do ciclo de reposição dos fios.

O tempo de vida do fio é de quatro em quatro anos. Por isso, há épocas em que o cabelo da pessoa pode cair mais. Mais isso varia de indivíduo para indivíduo”, afirma.

Normalmente essa época, dura cerca de um a três meses. Passado disso, melhor consultar um dermatologista de confiança.

Se a queda dos cabelos ultrapassarem a base diária, é necessário descobrir as causas para que sejam encontradas soluções para o problema. São muitos os fatores que podem acarretar a queda de cabelos.

Causas:

Uma dessas causas é maus tratos aos cabelos. Fios constantemente apertados por rabos de cavalo, fivelas e outros prendedores de cabelo, tratamentos químicos inadequados como permanentes e tinturas também causam queda anormal dos fios.

Doenças muito graves ou grandes cirurgias podem causar a queda dos cabelos, três a quatro meses após terem acontecido. Essa queda, porém, é temporária, sendo ela um reflexo do estresse pelo qual o organismo da pessoa passou.

Problemas hormonais, glândula tireóide ou alteração nas taxas de hormônios masculinos ou femininos também podem causar a queda de cabelos. Nesses casos, o tratamento dos problemas pode cessar ou até mesmo reverter o problema.

Medicamentos em excesso, como os da quimioterapia, pílulas, anticoncepcionais, antidepressivos e vitamina A também podem causar a queda.

- Um choque emocional muito forte é outra causa muito comum de queda, que geralmente aparece cerca de duas semanas depois que o trauma aconteceu.

- Estresse entra na mesma lista e, nesse caso, se preocupar com o problema só irá piorar a situação.

- Alterações hormonais são grandes causadoras de perda de cabelo em mulheres. No período pré ou pós-menstrual, é comum perder mais fios. O mesmo acontece com quem toma pílula anticoncepcional, que pode afetar também o crescimento do cabelo.

Mas é durante a gravidez que o problema se intensifica e assusta mais. Durante os nove meses de gestação, ou em alguns casos nas duas ou três semanas após o parto, você poderá perder mais de 30 mil fios. Um número astronômico, mas que não deve assustar, já que, assim que os níveis hormonais voltam ao normal o cabelo pára de cair.

- Algumas doenças, medicamentos, drogas ou tratamentos médicos também podem causar a queda. Nesse caso, converse com seu médico e peça orientação. O dermatologista também deve ser procurado – e rapidamente – se você notar que o cabelo está solto, caindo em enorme quantidade, rapidamente e em toda a cabeça, o que caracteriza uma doença ou tipo de queda chamada alopecia (Androgênica).

Tratamentos ou transformações no cabelo não são responsáveis pela queda dos fios. Mas a química pode, sim, fazer com que se partam, quando feita de maneira inadequada. Por exemplo, quando a ação do produto alisante for forte demais para o tipo de cabelo. Um teste prévio em uma pequena mecha da nuca ajuda a decidir entre as fórmulas suave, normal ou forte.

Existem muitos outros fatores que acarretam a queda de cabelos, mas o mais importante é diagnosticá-lo primeiro para poder iniciar um tratamento adequado.

Que merda! E agora como eu sei que meu cabelo está caindo ou não?

Você não vai sair por aí recolhendo fios perdidos pela casa para contá-los, né?

Atente-se, o local de trabalho,banco do carro, no seu travesseiro e no chão da sua casa e se constatar que seus cabelos aparecem freqüentemente por todo canto, consulte um dermatologista.

O banho e a hora de se pentear não são bons momentos para avaliar as perdas, porque nessas situações a queda é considerada normal, desde que não seja excessiva. Se notar que há mesmo algo errado, os ginecologistas, os dermatologistas e os endocrinologistas também são especialistas na arte de detectar disfunções hormonais ou nutricionais que podem estar por trás do problema.

DICAS

- Evite flexionar condicionador no couro cabeludo no momento da lavagem, principalmente as pessoas com couro cabeludo oleoso, o excesso de sebo no couro também pode provocar queda.

- Procure se alimentar com uma quantidade maior de proteínas.

- O stress é um fator muito significativo na queda de cabelo, então se estiver passando por alguma fase difícil, procure relaxar!

- Xampus com extratos de Aloe Vera, também conhecido como Babosa, é adstringente e fortificante

- Se você tiver cabelos oleosos, não aplique condicionador na raiz, somente no comprimento (nos fios), o excesso de sebo no couro cabeludo também faz com que o cabelo caia.

- Evite fazer escova neste período e também prendê-los quando ainda estiver molhado.

Soluções

Nossa, você não cansou de ler ainda…? (Risos)Okey, vamos em frente, apresento à vocês algumas soluções:

- Enxágüe o cabelo, três vezes por semana, com chá de hortelã verde, encontrado em casas de ervas ou produtos naturais.

- Faça um chá com folhas de Avenca (2 colheres de sopa de folha picada para um litro de água fervente) ou Sapé.

- Faça um chá com folhas de Jaborandi e passe na cabeça.

- Utilize xampu ou suco de Babosa diretamente no coro cabeludo.

- Use água de tomate, várias vezes ao dia. Massagear o couro cabeludo.

Misture a ‘goma’ de uma folha de babosa com 1 colher de chá de óleo de gérmen de trigo (ou nozes ou jojoba). Bata bem e aplique, fazendo massagens circulares na cabeça. Deixe por 20 min. e retire com água .  Enxágüe com um chá (sem açúcar) de sua preferência. Esta máscara capilar evita a queda de cabelo e deixa os fios mais brilhantes e macios. Aplique a cada 20 dias.

OBS.: Recomendo para cabelos claros chá de camomila e para cabelos escuros chá preto.

Receitinha Natural contra a queda de cabelos

Ingredientes:

1 maço de folhas frescas de jaborandi

1 maço de folhas frescas de boldo

1/2 xícara de cáscara sagrada

3 ampolas de bepantol

Modo de Preparo:

Cozinhe em um litro de água o jaborandi, o boldo e a cáscara sagrada por 10min. Deixe esfriar até que fique morno (nunca quente). Misture o bepantol, coe e aplique no cabelo limpo. Não é necessário retirar.

Shampoo Natural para queda de cabelo

15 gr. de flores secas de laranjeira

15 gr. de cascas de laranjeira

Ferva 140 ml. de água. Deixe em infusão com os acima. Derreter no fogo 20 gr. de sabão de côco em 140 ml. de água. Esfriar e misturar com a infusão. Consumir em uma semana.

- Lavagem do mal

Aqui está a maior parte dos seus maus hábitos. Em primeiro lugar, esqueça essa idéia de que lavar os cabelos todo o dia faz com que os fios caiam mais.

O que acontece é que na lavagem, muita gente acaba cometendo alguns delitos. Condicionador na raiz é o pior mal de todos. O couro cabeludo já possui uma oleosidade natural e não precisa de creme, isso só vai fazer com que a oleosidade aumente e a queda se acentue.

Além disso, as madeixas devem ser lavadas com água morna ou fria, jamais quente, a alta temperatura resseca sua estrutura e estimula o aumento de oleosidade, o que favorece o despencar. O ideal é que a água esteja morna, em torno dos 20º C. A temperatura certa é aquela em que você sente um pouquinho de frio na hora do enxágue.

- Desembaraçando e quebrando

Procure desembaraçar os fios com a ajuda de um produto específico, que pode ser um leave-in, de preferência, com os cabelos úmidos. Não penteie as madeixas no banho e, ao tentar desembaraçá-las com condicionador, passe os dedos, sempre primeiro nas pontinhas do cabelo. Após desembaraçar os nós dessa parte, pode ir subindo aos poucos, e assim suscetivelmente, sem chegar na raiz, claro.

3- Enxugando, secando e passando chapinha

Na hora de enxugar os fios com a toalha, não torça-os e nem comprima-os demais. Apenas dê leves batidinhas para tirar o excesso de umidade. Deixe o resto com o secador ou deixe secar ao natural, como preferir.

Sobre o secador. Cuidado com as temperaturas altas e procure passá-lo com a distância segura de 15cm dos fios. Isso evita que o couro cabeludo fique irritado, machucado ou queimado, o que vai amenizar a queda.

4- Chapéus, bonés e afins

Deixe os chapéus e os bonés para proteger seu cabelo do sol, e nada mais. O couro cabeludo abafado fica mais propenso para o desenvolvimento de fungos e bactérias e, logo, fica mais propenso à queda dos fios

5- Presilhas, elásticos

Quando for fazer aquele rabo-de-cavalo, certifique-se de que o elástico que esteja usando seja inteiro revestido de tecido (para não quebrar os fios) e não puxe demais as madeixas. Além disso, não passe o dia todo de cabelo preso e nem os prenda molhados.

6- Gel, silicone e “produtos pesados”

Cuidado com o uso deliberado de produtos como gel, silicones, cremes alisantes e etc, principalmente se forem passados na raiz. Eles podem fazer com que haja o aparecimento da caspa e uma possível queda acentuada dos fios.

12- Coceiras intensas e ardências no couro cabeludo

Se você coça sua cabeça com freqüência os fios podem começar  a cair, principalmente quando coça com a unha. Resolva a coceira.

9- Alimentação

A alimentação influencia muito na saúde (e na queda) dos fios. Regimes rígidos demais e a dieta desequilibrada e com carência de certas vitaminas, proteínas e minerais (especialmente ferro, cobre e zinco), pode levar a queda de cabelo. Se você possui algumas dúvidas, o ideal mesmo é consultar um dermatologista ou nutricionista.

Procurar se alimentar com alimentos que contenham maior fonte de proteínas, vitaminas A e E.

Proteínas: carne, peixe, frango, leite e derivados

Vitaminas A: óleo de fígado de bacalhau, fígado, rim, ovo, peixe (atum), manteiga, leite, queijo, iogurte, nata, óleo de dendê, cenoura, pimentão, alface, agrião, abóbora, beterraba, tomate, espinafre, couve, manga, mamão, banana, melão, laranja.

Vitaminas E: Germe de trigo, óleo de milho, sementes de algodão, girassol e soja, vegetais de folhas verdes, gema de ovo, brócolis, verduras, espinafre, trigo integral, cereais integrais, azeite de oliva, nozes, castanha, banana, repolho, espinafre, folhas verde-escuras.

*

Henê e a queda de cabelo

Queda por falta de henê: Pode ocorrer, não é obrigatório que isso aconteça, e muito menos confirmado, vaia de pessoa pra pessoa.

O que acontece é que a raíz enfraque com excesso de peso do fio. Já que agora nasceu uma raíz crespa, ou ondulada que cai bem mais antes,e não tem hidratação como o resto do cabelo Você pode resolver isso aplicando henê 1 ou 2 vezes na semana na raíz.

Isso pode parar de uma hora pra outra.

Queda por oleosidade excessiva: Bom, isso é comum, cabelos mais oleosos caem bem mais. A explicação mais possível é que seu genótipo ainda é o que sempre foi (cacheado, crespo, ondulado) e o cabelo continua produzindo óleo para seu cabelo. Assim, a raiz solta o fio, por ser mais oleosa. Você pode resolver isso com xampu para cabelos oleosos, evitar o condicionador no couro cabeludo, incluindo o creme de hidratação, evitar o reparador de pontas no couro…

Seborréia: Por causa da oleosidade, procure um dermatologista.

Sensibilidade a formula: Normalmente é pra isso que serve o teste da mecha. Mas pode não dar em nada, e você usa, por anos, aí chega uma hora que você o organismo reagirá contra a fórmula do henê. Isso pode causar irritação. É necessário parar de usar o henê e consulta um médico dermatologista.

Bulhufas……… henê em si não causa queda, mas não podemos esquecer que ele é um alisante, e isso quer dizer que ele não é uma cola que vai grudar seus fios na cabeça, né?

Porém o henê pode causar QUEBRA, o que é diferente da queda, a queda é algo interno, o henê pode quebrar seu cabelo se for mal utilizado, não seguir as orientações corretas, como hidratar, passar henê demais pode causar quebra.

Na queda o cabelo cai pela raíz, na quebra o cabelo se parte no meio…

Remédios.

Atenção auto-medicação é algo perigoso. Não se pode tomar remédios, assim à toa. Abaixo listarei dois remédios conhecidos contra a queda, não contra quebra.

Mas lembrando que são remédios, e você não pode sair tomando tudo o que viu pela net… As dicas naturais e de cosméticos são coisas diferentes, entende???  Antes de iniciar o tratamento com um deles informe seu médico.

Pantogar

É indicado para:

Perda difusa de cabelos (perda de cabelo por razões desconhecidas). Alterações degenerativas na estrutura de cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não-maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor); cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV; prevenção do aparecimento de fios brancos. Desordens no crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).

Pantogar®

Queratina, cistina e associações

Uso adulto ou pediátrico (crianças maiores de 12 anos)

Via oral

- Composição

Cada cápsula contém:

Pantotenato de cálcio 60 mg; Cistina 20 mg; Nitrato de tiamina 60 mg; Levedura medicinal 100 mg; Queratina 20 mg, Ácido aminobenzóico 20 mg. Excipientes: Celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.

= Preço, caro, 30 cps 55reais
60 cps 105
90 cps 160 reais…

(aprox)

Pill Food

Esse é manipulado. Serve pra queda de cabelo e pra unhas enfraquecidas

Indicação: Coadjuvante no tratamento da queda de cabelos e fragilidade das unhas.

Composição:

Colageno pó……………………..25mg

Biotina…………………………….0,2mg

Cisteina…………………………..80mg

Cistina…………………………….25mg

Pantotenato calcio……………..25mg

Vit. B6…………………………….10mg

Vit. B2…………………………….01mg

Vti. E pó………………………….01,5150mg

Metionina…………………………200mg

Excipiente………..qsp…………01cápsula.

=Preço, barato, 60 comprimidos, 25 reais (aprox)

****

Gostaram da matéria?

Espero que sim!!!! UfaAA!!! Deu trabalhoo!!!

Caso você use, uma das técnicas, ou faça uso de um dos remédios, conta aqui, tá?

Anciosoo!!!!!

About these ads

43 comentários sobre “Queda de cabelo

  1. Olá tenho o cabelo ondulado mais grosso devido as descoloração que fiz ultimamente e queria passar hene no meu cabelo eu posso será que vai ficar bom? Qual eu posso passar já usei a muito tempo atrás erva dá amazônia e endureceu meu cabelo todo. Por favor me ajude

  2. Eu tenho 14 anos e eu uso bastante gel , e desde uns 13 anos q vem começando a cair cabelo na parte da frente , todos os dias … já to ficando preocupado não quero ficar careca , por favor me ajudem ta brabo isso já e queria saber o q eu devo usa no lugar do gel , pois meu cabelo não e dos bons por favor me ajudem !!

  3. Nossa nem me fale é uma merda, pois estou tomando pill food e meus cabelos estão crescendo e a raiz esta grande e esta caindo muitoooooooo cabelo,pois tenho esse problema de falta de henê na raiz nossa fico puta com isso, mas fazer o que parar de passar henê que eu não vou hahahahahahah.

  4. eu tive o problema depois de 20 anos de passar hene,agora estou usando pantogar liquido e shampoo nas vezes que tenho queda(qe agora é raro) eu uso o liquido a noite o shampoo um dia sim outro não e uso o comprimido haar inter(se escreve assim??? kkk) que vc vai ver o efeito depois de 2 caixas(E NÃO ENGORDAAAAA!!!!) o pantogar ENGORDAAA!!! beijos Rique e meninas!!!

  5. uso hene a 5 anos,as veses cai muiiiito!!!! fui ao dermo há 1 ano
    ele mandou parar de usar. nao me imagimo sem henê nos cabelos.Vou seguir
    essas dicas pra ver se melhora,pois mesmo com loções e uso do pantogar
    indicado pelo dermatologista,continua caindo muito.Obrigada! pela dicas
    e sempre que possível mande pro meu email mais dicas.

    • elem eu tive o mesmo problema de queda de cabelo por causa do hene, consultei uma dermatologista ela me deu uma receita com o condicionador que eu teria que usar p que parasse de quebrar .Tive que parar de usar o hene fiquei mais ou menos 4 meses sem usar, depois voltei a usar e, já se passaram 1 ano e meio e os meu cabelo cresceu e eu continuo usando hene,a queda acabou Graças a DEUS e a Dr Paula.rs

  6. Eu uso Hene faz 3 meses,esta ficando lisinho ,bonito mesmo,mas esra começando a cair muuiito,fiquei desesperada,mas tbm nao queria parar de passar o Hene,pq esta ficando tão lindo,o que eu faço? bjss

  7. Olá, usei hene por 10 anos e meu cabelo começou a cair muito. Agora não uso mais, estou fazendo um tratamento para queda, melhorou muito. Não vou mais usar hene. Mas meu cabelo está um orror. Só na chapinha….

  8. ola uso hene a um ano, estou na luta para alisar a raiz, porem estou com uma queda de cabelo que esta me preocupando, seguirei algumas dicas suas sobre a queda.

    • Olá Irene td bem?
      O seu cabelo deve ta caindo pq vc ta passando nele todo,procure passar somente na raiz, pq provavelmente as pontas ja estão lisas e se vc continuar passando nele todo ele vai cair muito mesmo aconteceu isso comigo hj consigo tratar o meu cabelo com hene sem quebra ló, aprendi no susto quando vi o meu cabelo caindo.

  9. Meninas,
    Já usei Pill Food e Pantogar e não senti mudanças. São apenas vitaminas, aminoacidos e acidos graxos. nada que justifique preços tão altos. Com base nisso pesquisei e encontrei um nutricosmético que está valendo a pena: 30 DAY BEAUTY SECRET da Futurebiotics. É vendido no Brasil por R$ 180,00. É muito mais completo (tem biotina, queratina, e promete resultados em 30 dias. São 30 pacotinhos com 3 capsulas. O animo, pele, unha e cabelos mudam. Se importar sai muito barato. To comprando no site da HEALTHDESIGNS e pago US$ 13,51 + 1,99 de frete. Se alguem se interessar use o cupom de desconto 5233151 que ganha $5 na primeira compra e vai pagar só US$ 8,51.

  10. Olá, eu trato os meus cabelos com amônia, já tem alguns anos, mas ando insatisfeita com o tratamento. Tem dua semanas que eu retoquei a raiz no salão, além de meu cabelo começar a cair aos montes, além disso ele nem alisou direito. Eu sempre tive curiosidade sobre este produto, depois de quanto tempo eu posso começar a utilizar o henê?

  11. ola gente gostaria de pedir uma dica a voces a respeito de alguma vitamina que ajuda a conbater a queda de cabelo o meu cabelo teve uma queda e ficou bem pequeno e agora nem sei o que fazer…

  12. Ola, Riquee..por favor me ajude, meu acabelo esta liiindo maravilhoooso, porem esta caindo e quebrando bastante…a cada passada de mao..é um punhadinho de cabelo..estou ficando meio que desesperada, voce pode me ajudar, me da uma dica…eu ja atingi o liso desejado..passo somente nas raizes..mas somente 1 vez por mes…sera que é isso?

  13. Já uso Rena gel a 1 ano e meu cabelo começou a cair agora meu cabelo é só ondulado ficou super liso, mais ta quebrando bastante de quanto em quanto tempo posso continuar passando a hena ou é melhor parar ? como devo continuar a manutenção ele afinou muito.

  14. ola uso hene hená a 5 anos meu cabelo é enorme preto liso hidrato toda semana + ele cai muito ele ñ é ralo pois sempre tive muito cabelo mas tenho medo da queda eu posso ficar careca???

  15. po, meu cabelo tá caindo quando passo hene

    lembrando que nao uso nenhuma quimica… e tbm nem um shampoo
    pq? antes ele nao caia…. toô na 6 aplicação

    qual sera o problema? é normal?

  16. Gostei muuito da matéria!
    Uso hene há anos.. desdos 16 pelomenos..
    Tive épocas de desespero.. ainda bem que achei esse site.. agora posso matar todas minhas duvidas e compartilhar minhas mancadas.

  17. Ultima vez que usei hene foi a +ou- 11 meses. Depois já usei outro tipo de tinta (loreal) e não deu nada.Hoje resolvi descolori e passar uma tinta cor de caramelo.depois q passei a tinta e lavei o cabelo, o meu cabelo embolo e afino e comesou a quebrar no meioquebrou muito saia moio e mais moio do cabelo só não fiquei careca por q tenho muito cabelo.A cor não ficou a desejada ficou meio cobre( ta oriveu pois sou morena clara)ME ajuda! eu posso passar uma tinta mais escura amanha pra melhorar a cor? e o que passo para parar de quebrar? è só eu passar a mão no cabelo q cai aquele monte de cabelo.

  18. meu cabelo nao cai ele quebra meu cabelo ta todo quebrado nao sei o que eu faço ele quebra bem no meiu nao é nem pra cima e nem pra baixo e no meiu me ajuda pelo amor de DEUS……=(

  19. Após ter começado a usar henê, meus cabelos ficaram lindos, todo mundo perguntava qual era o segredo. Mas de uns tempos para cá o mesmo tem caído e quebrado absurdamentee. Percebi que estou ficando careca… Mas vou seguir suas dicas, obrigada!!! Queria lhe perguntar o que devo usar no comprimento do cabelo durante o retoque da raíz?

    • Oi Josy assim como vc estou c o mesmo problema,faço tudo no maior cuidado do mundo,hidrato quinzenalmente e mesmo assim continua caindo muito,todo canto de casa tem cabelo,to vendo a hora eles me levarem rsrs! ñ sei o pq.Se alguem poder nos ajudar ficarei muito grata..

      bjos a todos!

  20. VALEU, USO HENÊ A 10 ANOS E NUNCA TIVE PROBLEMA, MEU CABELO É BEM TRATADO E BONITO, MAS JÁ ESCUTEU MUITA COISA RUIM SOBRE HENÊ, MAIS ACHEI SUPER LEGAL AS SUAS DICAS,VALEU MESMO,BJOS…..

  21. Ola.. alguem pode me tirar uma duvida?

    seguinte…
    estou usando hene a 4 meses e ele ja esta um pouco estirado, depois q eu dei uma descansada do hene ele começou a cair mais que o normal… detalhe estou passando hene de mes em mes pois ja obtive o resultado desejado e agora so passo para retocar a raiz. e ele ainda continua caindo

    isso eh grave?

    ajude me!

    grata

  22. poxa!!!!! fala serio,fiquei doidinha com tanta coisa..hehehehehe vou experimentar tudo adoro experimentar hehe……se ficar careca aviso tá? bjinhussssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s