Cabelos Danificados

Os cabelos danificados

Os primeiros sinais da deterioração da estrutura dos fios são as alterações da cor e o ressecamento. Muitas são as causas que contribuem para danificá-los.

Vejamos algumas causas:
Físicas – os raios ultravioleta da radiação solar, a secagem incorreta, a poeira, o vento, a falta de umidade do ar.

Químicas – xampu com grande concentração de detergente, descolorações (é o processo químico que mais danifica o cabelo pois, além de destruir os pigmentos, oxida os aminoácidos, sendo que de 15 a 45% da cisteina é destruída), alisamentos, tinturas, cloro da piscina.

Quando a cutícula está danificada pelo rompimento das escamas, o brilho do fio, que é a reflexão da luz, diminuirá.

Quanto mais danificado o cabelo, mais poroso e mais opaco fica.

A elasticidade do fio também se alterará, sendo que, se tracionado, o cabelo romperá facilmente.

Para avaliar o estado do Córtex e da Cutícula, o terapeuta capilar dispõe de um microscópio que aumenta a visualização do fio em 140 vezes.

Um questionário qualificado dos cuidados capilares é fundamental nesses casos
Deverá ser dada atenção especial em relação aos produtos usados nos últimos meses.

Lembre-se sempre que a amônia, o sódio ou o formol presentes em fórmulas de relaxamento podem reagir com os metais presentes nas tinturas, resultando em danos graves aos cabelos.

Como Reconhecer Cabelos Danificados?

Textura áspera
Porosidade excessiva
Seco e quebradiço ao toque
Falta de elasticidade/suscetível à quebra
Se torna esponjoso e opaco quando molhado
Tinturas se descolorem ou são absorvidas muito rapidamente

E Agora?


Os sinais mais imediatamente visíveis – textura áspera, porosidade excessiva, secura e quebra – são geralmente causados por danos ao e sobre a extensão da camada folicular da haste capilar. Isto pode ser causado pelo uso do secador de cabelos, vento, xampús muito fortes e tratamentos químicos, assim como outros métodos utilizados para arrumar os cabelos e fatores ambientais. Utilizar condicionadores de pH balanceado, enriquecidos com proteínas e que restaurem a hidratação, permite que você suavize o folículo capilar e proteja a haste capilar de maiores danos. Quando os cabelos estão danificados é importante utilizar um bom tratamento de hidratação e condicionamento toda semana, até que os resultados apareçam. Também o uso de um condicionador sem-enxágue em forma de spray suave diariamente, durante o penteado.
O problema da perda de elasticidade, suscetibilidade à quebra, pode às vezes ser difícil de diagnosticar. Cabelos saudáveis podem esticar em até 150% do seu comprimento normal – sem quebrar, e retornar ao seu estado original. A menos que seus cabelos tenham muitas pontas quebradas e fios notavelmente mais curtos que o observado anteriormente, você poderá não notar que há um real problema. O melhor indicativo de uma elasticidade pobre pode ser sua escova de cabelos. Você encontra grande quantidade de cabelos em sua escova? Você precisa limpá-la com frequência por causa do acúmulo de fios presos nas cerdas? A menos que você perceba que esses cabelos são fios inteiros, desde a raíz (neste caso poderá haver outros problemas com os quais lidar) você poderá estar razoavelmente segura de que existe um problema de queda de cabelos. O melhor tratamento neste caso é um condicionador rico em proteínas e/ou um tratamento semanal com proteínas, que irá conferir mais força à haste capilar.
Problemas com relação à absorção de tinturas, e esponjosidade e opacidade quando molhados, são também problemas de porosidade – mas em um nível mais severo. Estes níveis de danificado requerem tratamentos mais intensivos e cuidados constantes durante o manuseio e penteados. Algumas pessoas com este nível de danificado dos cabelos acham mais fácil cortar as partes afetadas e recomeçar do zero. No entanto, esta pode não ser uma opção, então a melhor dica é cuidar dos cabelos antes de que eles se tornem tão danificados.
A coisa mais importante a se lembrar, é de que seu cabelo NÃO está vivo uma vez que emerge do couro cabeludo. Assim como a parte branca de suas unhas (bordas), o cabelo é um tecido morto. Por conta disto, não se engane acreditando em promessas sobre produtos que restauram ou curam cabelos danificados. Os tratamentos condicionadores e produtos disponíveis no mercado hoje podem ajudar a proteger os cabelos, e podem diminuir um pouco o danificado. Mas, a melhor forma para ter cabelos saudáveis é sempre a prevenção.

About these ads

19 comentários sobre “Cabelos Danificados

  1. Olá, fiz uma descoloração no meu cabelo e, por um problema técnico, deixei o descolorante mais tempo do que o que estava na embalagem e quando lavei para remover o descolorante meu cabelo ficou parecendo um monte de “miojo”, elástico, quebradiço, ressecado e sem vida… Já tentei vários tratamentos e nada resolveu… Eu descolori pra pintar de vermelho, só que ele desbota muito rápido e fica com cor de água de salsicha.. Eu descolori há mais de 6 meses e retoquei o vermelho há mais de um mês… Então, tem problema passar hennê no meu cabelo? Por favor, me responda o quanto antes

  2. eu preciso saber urgente…meu cabelo esta quebradiço por causa de uma descoloração que fiz no mes passado…eu quero saber se eu posso usar o henê mesmo ele estando fraco…sera q ele pode melhorar o estado q meu cabelo esta?

  3. uso hene a alguns anos….meus cabelos estao lindos mto lisos mas d um tempo p ca estou retocando a raiz mas nao vejo resultado..uso o hene pelucia forte ,sera q mudaram a formula pois notei q cheiro forte d ferro nao tem mais…qual posso ta usando?

  4. Olá pessoal preciso de uma ajudinha eu tinha cachos lindos o problema é que meu cabelo era muito volumoso daí apliquei o renê depois de um mês apliquei uma tinta depois disso meu cabelo começou a cair e quebrar todos os fios ressecou tudo estou desesperada meu cabelo virou uma vassoura preciso de dicas.

    • oi,eu pintei os cabelos com a tinta biocolor,meu cabelo,caiu, ressecou,e esticou parecendo q eu fiz escova progressiva ,meu cabelo esta horrivel .estou pensando em passar henne indiano será q posso?

  5. Rique Bom dia!
    Existe um especialista que recomende um tratamento adequado??
    ja fui em varios salões de beleza, buscar informações, mas ninguem sabe como tratar exatamente.
    PS: no meu caso..os fios estão “retorcidos”..sem elasticidade..ja fiz diversas hidratações…mas nao tive melhoras…

  6. oi galera uso hene zilda as pontas do meu cabelo estao aspera e quebrando muito o q devo fazerrr estou desesperada e esta diminuindo muito o volume do meu cabelo grta fuiii..

  7. usei hene ha 3 meses parei por pessoas que me critecavam muito e disse q ue eu iria ter cancer,,, quero voltar a usar mas relaxei com guanidina e fiz progresiva quanto tempo espero para voltar a usar????

  8. Minha mãe é cabeleireira e disse que henê com o passar dos anos o cerebro absorve a quimica do henê, levando a morte… Quais os risco que posso correr se optar a usar o henê ?
    Me ajudem.
    De já obrigada :)

    • Olá! Bem Vinda(o) ao TodoHenê. Estou muito feliz por você ter visitado o site. Está com Dúvidas quanto ao uso do henê? Ou tem alguma dúvida que talvez posso ajudar? Fique a vontade pra fazer perguntas no Forum! http://www.todohene.wordpress.com/forum . {As perguntas lá são sempre respondidas por mim, leia as regras e … Welcome!!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      O cérebro? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Nossa essa eu nunca ouvi.
      O Henê quando usado corretamente não oferece risco a saúde.
      Para

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK essa foi ótiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimaaaaaaaaaaaaa hsauhsaushauhsahauhsahs…uma amiga da minha Maaae passa hene desde noviinhaa (14anos ) hj ela tem quarenta e pouco e ainda naum morreeeeeeeeeeeeeeeeeeu KKKKKKKKKK !!!!! engraçado isu hsuahsauhs :s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s